Pular para o conteúdo principal

O VIRUS OU O VERME? QUAL CAUSA MAIS DANO?

Um vírus. 
Um vírus é capaz de mostrar a fragilidade humana e a fragilidade das instituições que têm como principal papel gerir recursos e proteger a população que as mantêm através de voto e impostos. 

O Corona vírus no Brasil tem tido um efeito devastador, mesmo este tendo tido tempo para observar o comportamento do vírus à medida que avançava pelo mundo, bem como observar as práticas internacionais de achatamento da curva de contágio para não sobrecarregar sistemas de saúde, privado ou publico.

No Brasil, o movimento de ignorância generalizada diante do efeito viral e seus trágicos rastros nos causam indignação. 
Sem capacidade de testagem, sem aquisição de respiradores e leitos de UTIs, sem equipe médica e EPIs minimamente necessários, sem apoio financeiro à população carente que enfrenta o duro e necessário distanciamento social, a humilhação dessas mesmas pessoas em filas, deixando-as expostas a riscos sem apoio ou contrapartida do Governo Federal, sem regras e decretos federais de isolamento social, sem fiscalização, monitoramento e multas, sem distribuição de itens básicos de limpeza e higiene, como álcool em gel, sabão e máscaras, o Brasil agoniza de dor e perde seus filhos da terra, enquanto um movimento protofacistóide neoliberal de uma classe de empresários traídos - e que ainda não se deram conta disso - agem de forma negacionista, defendendo o fim do isolamento social em prol de vantagens em decisões do Governo (mascarada de preocupação com a economia), agressão a veículos de imprensa, agressão a profissionais de saúde, envolvidos numa luta de inimigos existentes apenas na cabeça dessas pessoas. Gente claramente descontrolada que não cuida da saúde mental nem de seus demônios nas suas igrejas evangélicas, chama a população mais vulnerável para dançar na beira do abismo, desconsiderando toda a orientação das instituições mundiais de saúde. 

Sabemos que parte da população não pode parar, mas o movimento das ruas mostra o crescente número de gente que abre seus comércios não essenciais, de gente que está na rua enquanto poderia estar em casa, entre vários outros tipos de desrespeitos que condenam o Brasil a 2 destinos trágicos durante este período: 1 - Condena o país a tempo indeterminado de isolamento social; 2 - A velocidade significativa da curva de contagio e de mortos, onde despontamos a ser o pior do mundo, sendo este segundo destino trágico o mais doloroso, intensamente noticiado. Mais de 110 mil casos, mais de 8 mil mortos e uma enxurrada de números frios que gera um efeito contrário ao luto de uma nação que perde em média 400 brasileiros a cada 24 horas para a COVID-19 e casos subnotificados de síndrome respiratória aguda grave. Pessoas que morrem com sensação de afogamento no seco, sozinho, isolado, sem a companhia da família em hospitais lotados. Gente que morre em casa por falta de atendimento devido a ausência de leitos públicos e privados, gente que se expõe a riscos, graças a ideologia fascista barata que governa o país e só troca poder pelo poder, traduzidos na figura do excelentíssimo presidente e sua trupe. 

Então, em tempos de pandemia, o que causa mais dano? O verme ou o vírus? 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSCIENCIA DE CLASSE VS PSEUDOELEGANCIA

Olá Leitores! De várias pautas identitárias importantíssimas, há uma pauta-mãe que entrelaça toda e qualquer causa de luta como uma causa maior - a consciência de classe.  Classes sociais são expressões da exploração, dominação e desigualdade impostas pelas relações econômicas do modo de produção capitalista. A consciência parte do nosso entendimento de nossa condição de exploração, onde a partir dela, nos comprometemos a uma luta em comunidade contra a classe dominante.  Por que isso é importante em 2020? O sistema financeiro brasileiro é montado em cima de transferência de renda de quem trabalha e produz para uma classe elitista branca, bem remunerada que quase não paga imposto. Para se ter noção do tamanho do problema,  na ponta, um trabalhador comum com acesso a um cartão de crédito, paga em torno de 300% de juros. Condições de empréstimos se tornam tão desiguais quanto as do cartão. Atualmente temos cerca de 63 milhões de pessoas com nome no SPC/SERASA, en...

QUEM É O TAL MESSIAS?

Eleito como 38° Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, além de ser uma pitoresca figura, conseguiu ser eleito pelo lulopetismo corrupto, que se aproveitou do antipetismo como moeda de troca de poder pelo poder.  Depois de um longo processo de deposição de Dilma Rousseff em 2016, a mão invisível do mercado se aliou a um sentimento que dominava o Brasil. O antipetismo cresceu exponencialmente em repúdio a corrupções cometidas pelo PT com a cobertura de Lula, e a continuação de seus esquemas, indicando Dilma como um tipo de poste (o mesmo que faria com Haddad na eleição de 2018). O sentimento de anticorrupção que fez o "gigante acordar", foi o mesmo que o fez dormir novamente. O PT num provável e possível conluio com o Centrão, não tomou nenhuma ação para tentar impedir que Dilma caísse. Na calada da noite vimos a ascensão de Michel Temer e uma desprezível politica econômica de transferência de renda, que por 2 anos ajudou a saquear o país.  ...

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS