Pular para o conteúdo principal

É ISSO QUE SE CHAMA "NACIONALISMO"?

Já reparou que estamos falando em patriotismo e nacionalismo desde as eleições? No Brasil, como de costume, é uma delícia falar de coisas das quais não se tem noção. Partindo desse pressuposto, o que é Patriotismo e Nacionalismo? Existe no Brasil ou não? 


Olá pra você que tá de rosa, seja bem vindo você que tá de azul, esse espaço também é seu! Pegue seu suco de laranja ou seu açaí e bora pro tema. Vou colocar lá no fim do post a música "Enquanto Seu Lobo Não Vem", de Caetano Veloso. Pode dar play enquanto lê esse texto. 

Nacionalismo é um substantivo masculino que basicamente representa: salvaguarda de interesses e exaltação da nação. Descrição totalmente contrária ao movimento que vemos presente desde há muito tempo no Brasil, onde se acredita que ser patriota é entregar o país baixando a cabeça pra nações de fora, cumprindo interesses estrangeiros ao invés do nacional. Essa subversão autoritária vem de berço. 

O último Presidente nacionalista foi levado à morte como ditador pelos democratas. Esse presidente acreditava na educação e investia pesado. Esse presidente conseguiu direitos trabalhistas assegurados na lei e grandes avanços industriais nacionais, bem como investimento em exportação do produto nacional. Mas como esse modelo quebrava a regra de cabresto do Brasil, os democratas empurraram uma ditadura de 20 anos pra fazer entrar na cabeça do brasileiro o nacionalismo subvertido. 

De lá pra cá, tudo que se defende de nacionalismo é sobre entrega, bater continência pra países de fora. Proteger é uma afronta à esses valores. Proteger a Amazônia, por exemplo, é quase um crime,. Proteger a preciosidade que é a Embraer e o lucro que temos de retorno, então, nem se fala. 

O nacionalismo modinha preza a moral e bons costumes da imoralidade política. E assim o Brasil faz história, com os coitados que defendem as "glórias nacionais", vendendo todos os móveis de dentro de casa numa ilusão insana subvertida que isso representa protecionismo/patriotismo. 



Agora eu te pergunto, caro leitor, o que é que existe no Brasil? 

Até a próxima! 

Obrigado pelo acesso!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSCIENCIA DE CLASSE VS PSEUDOELEGANCIA

Olá Leitores! De várias pautas identitárias importantíssimas, há uma pauta-mãe que entrelaça toda e qualquer causa de luta como uma causa maior - a consciência de classe.  Classes sociais são expressões da exploração, dominação e desigualdade impostas pelas relações econômicas do modo de produção capitalista. A consciência parte do nosso entendimento de nossa condição de exploração, onde a partir dela, nos comprometemos a uma luta em comunidade contra a classe dominante.  Por que isso é importante em 2020? O sistema financeiro brasileiro é montado em cima de transferência de renda de quem trabalha e produz para uma classe elitista branca, bem remunerada que quase não paga imposto. Para se ter noção do tamanho do problema,  na ponta, um trabalhador comum com acesso a um cartão de crédito, paga em torno de 300% de juros. Condições de empréstimos se tornam tão desiguais quanto as do cartão. Atualmente temos cerca de 63 milhões de pessoas com nome no SPC/SERASA, en...

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS

AS QUERELAS DE ELIS

Olá, leitores!  O Ideias Indica - Arte e Cultura de hoje, vem com Querelas do Brasil, por Elis Regina. "Querelas do Brasil" além de fazer um trocadilho com "Aquarela do Brasil", remete a uma problematização, como é assim definida em dicionário. Desconstrói o ponto de vista usado por Ari Barroso de um Brasil Folclórico comercial e parte para uma análise modernista desse mesmo Brasil. Ao invés de cantar algo parecido com os belos versos de Ari, desponta pra uma análise de cenário atual da época trazendo insatisfações de brasileiros que vêem suas riquezas desvalorizadas com o crescente modelo americano sendo instaurado por aqui no período militar. Na música, o Brasil pede socorro exaltando sua natureza, folclore, ginga, vocábulos de origem tupi, além de saudar grandes artistas brasileiros - Villas Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Mário Andrade. Tira Brazil por Brasil pra marcar uma diferença crítica para brasileiros que valorizam a cultura norte-amer...