Pular para o conteúdo principal

Doutrinação

Boa noite, leitores!

Tivemos uma última semana eleitoral agitada. 

Nas últimas eleições nos posicionamos como centro-esquerda e assim permanecemos nessa, cumprindo nosso papel crítico embasado historicamente no histórico recente de um Brasil redemocratizado. 
Venho batendo na mesma tecla de que o país é jovem e ainda não aprendeu com as pedras do caminho atiradas contra nossos antepassados que lutaram a puro sangue para nos dar o país do jeito que está configurado hoje - livre. 
País livre. Costumo dizer que o Brasil começa na sala de aula, com nossos formandos em cidadania. Temos o grande desafio de educar e formar cidadãos diante de toda desigualdade herdada desde a escravidão. Tudo influi negativamente para a formação e informação. Um dos maiores exemplos acabamos de presenciar - a velocidade das informações sem checagem de sua veracidade. Tudo se configura à base de uma doutrinação falsa em embasamentos abstratos. Por outro lado, jovens debruçados em livros de português e história tentam checar o passo a passo de sua historia e existência desde que o Brasil foi encontrado e tomado de seus respectivos nativos - os índios. Todo o esforço para entender e compreender o que se sucedeu em acontecimentos que desembocaram na democracia como forma de poder e representatividade através do voto para representantes econômicos e sociais do país. Professores se esoforçam para tornar mais didática uma complexa, longa e jovem historia de um país desbravado por uma minoria doutrinadora portuguesa mau acostumada. Costumes esses que perduram até hoje e afetam a consciência política, social, que faz desconsiderar toda prefiguração presente historicamente. O Brasil consegue enfrentar dificuldades de formação e enfrentar a maior barreira - a Doutrinação. 
A escola não tem mais espaços doutrinadores. Ela se posiciona de forma democrática de ensino seguindo os percauços garantidos por lei, mas a doutrinação e desinformação atinge a publicos diversos - que nunca frequentaram uma sala de aula até àqueles que preferem rasgar sua história escrita em prol de interesses confusos. 
Esse talvez seja o período mais delicado para a educação. Gente que acredita que a doutrinação vem da sala de aula, quando na verdade a escola tenta ensinar o que é democracia para cumprir seu papel de formar cidadãos qualificados para continuarem colocando nos livros de história as decisões que desembocarão no Brasil para as proximas gerações. 



Não seja ausente desse período em que escrevemos a história. Seja qual for o seu lado, escolha sempre a racionalidade como luta democrática de um país que luta pra ser um país de todos. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSCIENCIA DE CLASSE VS PSEUDOELEGANCIA

Olá Leitores! De várias pautas identitárias importantíssimas, há uma pauta-mãe que entrelaça toda e qualquer causa de luta como uma causa maior - a consciência de classe.  Classes sociais são expressões da exploração, dominação e desigualdade impostas pelas relações econômicas do modo de produção capitalista. A consciência parte do nosso entendimento de nossa condição de exploração, onde a partir dela, nos comprometemos a uma luta em comunidade contra a classe dominante.  Por que isso é importante em 2020? O sistema financeiro brasileiro é montado em cima de transferência de renda de quem trabalha e produz para uma classe elitista branca, bem remunerada que quase não paga imposto. Para se ter noção do tamanho do problema,  na ponta, um trabalhador comum com acesso a um cartão de crédito, paga em torno de 300% de juros. Condições de empréstimos se tornam tão desiguais quanto as do cartão. Atualmente temos cerca de 63 milhões de pessoas com nome no SPC/SERASA, en...

QUEM É O TAL MESSIAS?

Eleito como 38° Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, além de ser uma pitoresca figura, conseguiu ser eleito pelo lulopetismo corrupto, que se aproveitou do antipetismo como moeda de troca de poder pelo poder.  Depois de um longo processo de deposição de Dilma Rousseff em 2016, a mão invisível do mercado se aliou a um sentimento que dominava o Brasil. O antipetismo cresceu exponencialmente em repúdio a corrupções cometidas pelo PT com a cobertura de Lula, e a continuação de seus esquemas, indicando Dilma como um tipo de poste (o mesmo que faria com Haddad na eleição de 2018). O sentimento de anticorrupção que fez o "gigante acordar", foi o mesmo que o fez dormir novamente. O PT num provável e possível conluio com o Centrão, não tomou nenhuma ação para tentar impedir que Dilma caísse. Na calada da noite vimos a ascensão de Michel Temer e uma desprezível politica econômica de transferência de renda, que por 2 anos ajudou a saquear o país.  ...

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS