Pular para o conteúdo principal

As cargas do abuso

Olá, leitores! 

10 dias de paralisação. Caminhoneiros pararam as vias por onde passa o Brasil - nas suas cargas pela estrada desse país.. Num protesto pacífico contra as absurdas e abusivas 229 vezes de reajuste no combustível em apenas 2 anos, exerceram seu direito garantido democrático. Parar. Essa voz soou como um basta não só pro combustível, mas, como dito, que o Brasil passa nas cargas dos caminhoneiros, foi um basta em todos os reajustes moldados a uma carga tributária abusiva, a saber, a maior do mundo. De forma arbitrária e inteligente, estacionaram os caminhões, não interditaram vias por completo, não infringiram o direito de ir e vir, não se organizaram em grupos separados e nem entraram em conflito.


O diesel de quase 4 reais, carretas que consomem 1 litro a cada 1,5km, e um frete pago para transporte que praticamente não gera lucro real para quem sobrevive das estradas, considerando o custo de vida brasileiro com os aumentos constantes do valor dos produtos. Como não ser a favor dos caminhoneiros?
Como reflexo, houve problemas no abastecimento de postos, estações de tratamentos de água e produtos hospitalares, afetando portos, aeroportos, serviços  de transporte público  e comerciais, bem como ramos alimentícios que geraram  um caos necessário para ganhar visibilidade da questão levantada, bem como agilidade na solução da solicitação.
Do seio brasileiro ecoou esse grito de dor aos maus tratos de quem não pensa no povo nas medidas que toma. A população agora toma lado e briga para causa junto com os caminhoneiros na resistência crendo que o povo é mais forte.
Analisando bem o fato, o povo sempre foi mais forte, mas são utilizados como massa de manobra na maior parte das vezes. Nem precisamos ir tão longe. Marcha pela família, que culminou no golpe de 64, onde se instaurou o regime e houve a causa valida de luta, que foi o embate travado pelo movimento estudantil em prol da liberdade política e de expressão. Mais recente, o massa de manobra pelo Impeachment em 2016, que se configurava contra a corrupcor mas não se passou de massa de manobra. Que tal citar a greve dos metalúrgicos comandada  por Lula que garantiu uma série  de direitos pra categoria? NaN quero extender o texto. Agora, caminhoneiros lutam contra os abusos do governo e da tributação mostrando aos brasileiros que podemos estar a um passo da revolução. É a história acontecendo e se sucedendo. O poder está na mão do povo.

- Gabriel Fontes


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSCIENCIA DE CLASSE VS PSEUDOELEGANCIA

Olá Leitores! De várias pautas identitárias importantíssimas, há uma pauta-mãe que entrelaça toda e qualquer causa de luta como uma causa maior - a consciência de classe.  Classes sociais são expressões da exploração, dominação e desigualdade impostas pelas relações econômicas do modo de produção capitalista. A consciência parte do nosso entendimento de nossa condição de exploração, onde a partir dela, nos comprometemos a uma luta em comunidade contra a classe dominante.  Por que isso é importante em 2020? O sistema financeiro brasileiro é montado em cima de transferência de renda de quem trabalha e produz para uma classe elitista branca, bem remunerada que quase não paga imposto. Para se ter noção do tamanho do problema,  na ponta, um trabalhador comum com acesso a um cartão de crédito, paga em torno de 300% de juros. Condições de empréstimos se tornam tão desiguais quanto as do cartão. Atualmente temos cerca de 63 milhões de pessoas com nome no SPC/SERASA, en...

QUEM É O TAL MESSIAS?

Eleito como 38° Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, além de ser uma pitoresca figura, conseguiu ser eleito pelo lulopetismo corrupto, que se aproveitou do antipetismo como moeda de troca de poder pelo poder.  Depois de um longo processo de deposição de Dilma Rousseff em 2016, a mão invisível do mercado se aliou a um sentimento que dominava o Brasil. O antipetismo cresceu exponencialmente em repúdio a corrupções cometidas pelo PT com a cobertura de Lula, e a continuação de seus esquemas, indicando Dilma como um tipo de poste (o mesmo que faria com Haddad na eleição de 2018). O sentimento de anticorrupção que fez o "gigante acordar", foi o mesmo que o fez dormir novamente. O PT num provável e possível conluio com o Centrão, não tomou nenhuma ação para tentar impedir que Dilma caísse. Na calada da noite vimos a ascensão de Michel Temer e uma desprezível politica econômica de transferência de renda, que por 2 anos ajudou a saquear o país.  ...

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS