Pular para o conteúdo principal

DE QUE PLANETA VOCÊ VEIO?

Ao ser confrontada com a pergunta de Ary Barroso em meio a um grande festival, aquela menina negra da comunidade, com filhos pra criar, saída de um casamento arranjado machista, que comeu o pão que a sociedade amassou, não se deixou intimidar. Ergueu a cabeça, e com voz firme respondeu à Ary Barroso a pergunta anteriormente feita: "De que planeta você veio?" A menina então respondeu: Do mesmo planeta que o senhor, seu Ary, do planeta Fome! Uma platéia que ria da aparência, da roupa, da cor da menina, aquietou-se e sentou-se. Ouviram atentamente aquela menina cantar "Lama". E ali nasceu uma estrela. Desça a publicação e dê um play na música lá embaixo, enquanto lê o que preparamos.

Essa história leva a cada um de nós a fazer-nos essa pergunta e responder com sinceridade. De que planeta viemos? Viemos de um planeta que há preconceito contra o negro, contra o nordestino, mas não há preconceito se um deles for rico. Viemos de comunidades onde pessoas foram duramente excluídas e conglomeradas por causa de sua cor, sua condição social. Viemos de um Brasil extremamente cruel e repressivo, que por todos esses anos pregou desigualdade disfarçada de benefícios e ilusões como forma de oportunidade pra um povo que trabalha pro que der e vier. Um povo que quer ter a casa própria, e a  em infinitas vezes sob juros que dobram e triplicam o valor da casa, um povo que quer andar de carro sendo que um carro popular tem mais da metade do valor de imposto. Um povo que sabe o dia de hoje e não sabe o de amanhã. Que convive com a violência morando ao lado, e mora culturalmente no seio de um país que diz duramente: "você colhe o que planta." Somos de um Brasil que determina até média de vida por tipo de população: jovens negros, mulheres negras, LGBT etc, e o resto do país senta e aplaude todos esses números e estimativas como se tivesse num grande espetáculo teatral, de um país onde levar 80 tiros acidentalmente é "normal". Viemos da Lama, e hoje quem nos difama viveu na lama também.

O nome da menina da história é Elza Soares. Quantas Elzas existem sofrendo por violência doméstica? Que enterraram o filho jovem morto por engano por ser negro, que ganham menos por serem mulheres, que saem de casa dentro de um espaço social configurado pra te dizer não e te depreciar pela sua roupa, pela sua cor, pela sua condição social, que tem a sua voz calada repressivamente pelo machismo social pré-configurado? Quantas pessoas existem nesse Brasil que ouvem a história de "ascensão da classe C" e que se perguntam: que classe é essa? Onde tá essa ascensão? Porque tudo se apresenta de forma altamente taxativa e repressiva. Um povo tido como burguês que trabalha, estuda, cria filhos, e ainda suporta tudo isso citado acima. De que planeta nós viemos?


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS

ORBS - FANTASMAS, POEIRA OU FLASH?

Depois de algum tempo sem postar nada sobre conspiração e mistério, decidi voltar aqui e contar pra vocês sobre Orbs . Já ouviu falar? Para muitos é um fenômeno fotográfico, para outros são indícios do sobrenatural.   Pois bem, Orbs são círculos brancos - translúcidos ou opacos, que aparece nas fotos. Pode ser um ou vários. Vamos partir pra nossa conspiração sobre o que pode ser Orbs a partir das teorias? 1 - Fantasma : Muita gente acredita que são espíritos de pessoas mortas. 2 - Seres elementais : Expressão de seres com mundo próprio, filosofias e etc em contato direto com a fauna flora agindo como defensores. 3 - Extraterrestres - Ainda tem a teoria que os Orbs são sondas Extraterrestres no nosso planeta. O que a ciência diz? Orbs são apenas partículas de poeira suspensas, umidade, pó de carvão. Quer testar? Pegue um tapete, chacoalhe e com uma máquina digital, ative o flash e tire uma foto. Mas voltando às teorias, segundo pesquisadores do

AS QUERELAS DE ELIS

Olá, leitores!  O Ideias Indica - Arte e Cultura de hoje, vem com Querelas do Brasil, por Elis Regina. "Querelas do Brasil" além de fazer um trocadilho com "Aquarela do Brasil", remete a uma problematização, como é assim definida em dicionário. Desconstrói o ponto de vista usado por Ari Barroso de um Brasil Folclórico comercial e parte para uma análise modernista desse mesmo Brasil. Ao invés de cantar algo parecido com os belos versos de Ari, desponta pra uma análise de cenário atual da época trazendo insatisfações de brasileiros que vêem suas riquezas desvalorizadas com o crescente modelo americano sendo instaurado por aqui no período militar. Na música, o Brasil pede socorro exaltando sua natureza, folclore, ginga, vocábulos de origem tupi, além de saudar grandes artistas brasileiros - Villas Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Mário Andrade. Tira Brazil por Brasil pra marcar uma diferença crítica para brasileiros que valorizam a cultura norte-amer