Olá, leitores!
O Ideias Indica - Arte e Cultura de hoje, vem com Querelas do Brasil, por Elis Regina.
"Querelas do Brasil" além de fazer um trocadilho com "Aquarela do Brasil", remete a uma problematização, como é assim definida em dicionário. Desconstrói o ponto de vista usado por Ari Barroso de um Brasil Folclórico comercial e parte para uma análise modernista desse mesmo Brasil. Ao invés de cantar algo parecido com os belos versos de Ari, desponta pra uma análise de cenário atual da época trazendo insatisfações de brasileiros que vêem suas riquezas desvalorizadas com o crescente modelo americano sendo instaurado por aqui no período militar. Na música, o Brasil pede socorro exaltando sua natureza, folclore, ginga, vocábulos de origem tupi, além de saudar grandes artistas brasileiros - Villas Lobos, Carlos Drummond de Andrade, Mário Andrade. Tira Brazil por Brasil pra marcar uma diferença crítica para brasileiros que valorizam a cultura norte-americana e menosprezam as próprias.
Expressa um profundo lamento ao dizer que o Brazil não merece o Brasil, traz também a vertente de formação de raça brasileira - mestiça.
A letra é de Aldir Blanc e Maurício Tapajós, de 1978, do álbum "Transversal do Tempo". Se para Ari a aquarela se constrói pelo Nosso Senhor, para Aldir e Maurício Essa aquarela é pintada pelos Andrade, o Rosa, E outros artistas que recriam essa beleza em sua arte. Querelas é um convite feito pelo Brasil ao Brasil. Trate de aceitar.
É uma música forte, bem versada, um grande lamento e um forte aviso aos brasileiros: Façam algo por nosso Brasil antes que seja tarde. Temos tantas riquezas desvalorizadas de música, de folclore, de arte, de livros, de elementos base de nossa formação negra, tupi, de nosso âmbito pluricultural de um povo mestiço.
Protejam o Brasil, ame-o ou deixe-nos.
- Gabriel Fontes
Desfrute da música aqui.
Comentários
Postar um comentário