Esse é um dos grandes sucessos brasileiros da década de 70. Cearense, Belchior nessa música critica o Brasil daquele tempo. Na década de 70, onde o Brasil encontrava-se sob a ditadura militar, quem ia contra o governo ou difundia ideologias contrárias as da época tinha que ser exilado no exterior pra não sofrer punições graves.
Nessa musica ele utiliza um pouco de sua história e da história do Brasil da década de 70 para dar voz a tudo o que o povo brasileiro, principalmente cantores, estavam sentindo, pois, estavam impedidos de criticarem o governo e a política, por serem tidos como opositores. Para Belchior, eles eram como rapazes latino-americanos, não muito providos de dinheiro que estavam totalmente insatisfeitos com o que viam e fica bem expresso quando diz: “isso é somente uma canção, a vida realmente é diferente. Quer dizer… a vida é muito pior."
Belchior teve muita coragem para criticar e ironizar. A canção foi adorada pelo público, mesmo que não pudessem expressar para não sofrer punições. Mas, ditadura acabou na década de 80 e então esse grande sucesso só aumentou e se difundiu na boca dos muitos rapazes e moças latino-americanos que não tinham dinheiro e eram oprimidos e que agora cantavam para liberdade.
Comentários
Postar um comentário