Pular para o conteúdo principal

A FALA DE UM LUGAR QUE PODE OU NÃO SER SEU

Olá, Leitor!
Vem cá um pouquinho e me dá 5 minutinhos da sua atenção. Vamos bater um papo sobre "lugar de fala" e algumas toxinas do cotidiano que contaminam as relações em todos os seus níveis.

Hoje ouve-se muito  falar em "lugar de fala", sem saber ao certo a definição. Você sabe o que é, ou ao que se refere o termo "lugar de fala"? Lugar de fala é vivência, cotidiano, o particular de cada um como indivíduo no grupo social e realidade. Então sabe aquela história: antes de me julgar, viva o que eu vivi? Na pratica, é exatamente isso.
A problemática que envolve o lugar de fala é querer exercer influência e opinião em coisas que conhecemos apenas de ouvir falar, coisas que a gente não vivência e não tem noção de dimensão e profundidade. Por exemplo, é como um homem branco quisesse definir o que é racismo, ou um homem hétero querer definir o que é homofobia. Vamos mais a fundo? É como se um aposentado aos 33 anos quisesse dizer os critérios de sua aposentadoria impondo regras que te obriguem a trabalhar até os 65 anos de idade. Logo ele que não tem o seu trabalho pesado e suado, que não sente o peso de sua rotina, não sustenta sua família, que não conhece suas ansiedades e problemas e que não tem noção do que um brasileiro médio passa pra ganhar o pão do dia. Isso é lugar de fala.


As questões que envolvem o Lugar de fala podem ser tóxicas pelo modo como reagimos a isso. O momento que nós nos achamos capazes de opinar coisas que não vivemos sem entender os vieses dos fatos e realidade, somos levados a uma supremacia fantasiosa medíocre que nos conduz à contradição e desumanidade. O sonho de alunos de escolas particulares é entrar numa universidade pública. A partir do momento que criticamos sem conhecer a Universidade por pura balbúrdia governamental, fomentamos o senso comum de que o estudo e a pesquisa não interessam pra jovens que tem sonhos e buscam um futuro diferente dos seus anteriores na família. É como se dissessemos a essa juventude que realizar suas vontades é uma coisa ridícula, mesmo que essa vontade seja se tornar Doutor. Isso é tóxico. Se torna tóxico quando nos tornamos ditadores de uma realidade que não é a nossa.

Se o caso se referrise apenas a estratégias do governo ainda estaríamos no lucro. Mas, infelizmente se estende a âmbitos da vivência em grupo que envolve o racismo, a escravidão, a violência doméstica entre outras coisas que culturalmente foi desenhada pra não causar impacto, mas que precisam urgentemente ser discutidas e incutidas como caráter urgente social na mente dos brasileiros e brasileiras. Enquanto isso aumentam os números de feminicidio, de Trans que não tem o direito de ir e vir e vivem em média 35 anos, onde idosos e crianças são agredidos. Enquanto passamos por cima do lugar de fala que precisa ser ouvido e abraçado, o assassinato de jovens negros é quase o triplo ao de brancos, e mais do dobro são mortos "por engano" só por serem negros. Repugnamos todos os tipos de assassinatos. Infelizmente a sociedade se acostumou com morte, com números e estimativas como algo natural.

É a isso que temos de nos atentar e abrir os olhos. Nada é tão Divino e Maravilhoso assim que não nos caiba reflexão e mudança. Pessoas e mais pessoas lutam pra ser inclusas num projeto de sociedade. A depressão é o mau do século. E nós onde estamos? As pessoas precisam ser abraçadas e terem seu lugar de fala escutado e respeitado. Somente pessoas abraçam pessoas.
Abrace essa causa!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

CONSCIENCIA DE CLASSE VS PSEUDOELEGANCIA

Olá Leitores! De várias pautas identitárias importantíssimas, há uma pauta-mãe que entrelaça toda e qualquer causa de luta como uma causa maior - a consciência de classe.  Classes sociais são expressões da exploração, dominação e desigualdade impostas pelas relações econômicas do modo de produção capitalista. A consciência parte do nosso entendimento de nossa condição de exploração, onde a partir dela, nos comprometemos a uma luta em comunidade contra a classe dominante.  Por que isso é importante em 2020? O sistema financeiro brasileiro é montado em cima de transferência de renda de quem trabalha e produz para uma classe elitista branca, bem remunerada que quase não paga imposto. Para se ter noção do tamanho do problema,  na ponta, um trabalhador comum com acesso a um cartão de crédito, paga em torno de 300% de juros. Condições de empréstimos se tornam tão desiguais quanto as do cartão. Atualmente temos cerca de 63 milhões de pessoas com nome no SPC/SERASA, en...

QUEM É O TAL MESSIAS?

Eleito como 38° Presidente da Republica Federativa do Brasil, Jair Messias Bolsonaro, além de ser uma pitoresca figura, conseguiu ser eleito pelo lulopetismo corrupto, que se aproveitou do antipetismo como moeda de troca de poder pelo poder.  Depois de um longo processo de deposição de Dilma Rousseff em 2016, a mão invisível do mercado se aliou a um sentimento que dominava o Brasil. O antipetismo cresceu exponencialmente em repúdio a corrupções cometidas pelo PT com a cobertura de Lula, e a continuação de seus esquemas, indicando Dilma como um tipo de poste (o mesmo que faria com Haddad na eleição de 2018). O sentimento de anticorrupção que fez o "gigante acordar", foi o mesmo que o fez dormir novamente. O PT num provável e possível conluio com o Centrão, não tomou nenhuma ação para tentar impedir que Dilma caísse. Na calada da noite vimos a ascensão de Michel Temer e uma desprezível politica econômica de transferência de renda, que por 2 anos ajudou a saquear o país.  ...

VERÃO, PRAIA, PISCINA, FERIAS E CUIDADOS